• Homem é preso por suspeita de matar cão enforcado no quintal de casa, em Santa Cruz.
Publicado em 02/02/2024 - 16:29  |  Atualizado em 02/02/2024 - 18:04

A Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais acionou a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, após receber vídeo com enforcamento do cão que teria sido provocado por seu tutor.

Um morador da Rua Canaã, em Santa Cruz, foi preso nesta quinta-feira (01/02) por suspeita de maus-tratos a um cão de nome Thor, da raça Pitbull.  A Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais recebeu, de diversas fontes, um mesmo vídeo que mostrava o cão já sem vida, pendurado a uma árvore. Revoltados com o ocorrido, vizinhos do homem acionaram a prefeitura, pedindo providências. O secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Flávio Ganem, enviou uma equipe ao local para, juntamente com  a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), apurar o caso.

“É inadmissível que este crime fique impune! O Thor não teve meios de se defender, foi covardemente espancado, além de ter sido pendurado pelo pescoço por uma corrente. Vale lembrar que manter um animal, preso, em corrente já é crime de maus-tratos conforme lei municipal 6435/2018. Queremos justiça para o Thor!” disse o secretário Flávio Ganem.

O cão foi levado para necropsia no Instituto Jorge Vastman, onde laudo apontará a causa da morte. O homem de 45 anos, suspeito de matar o cão, foi localizado na residência de parentes, preso em flagrante e conduzido para a Cidade da Polícia, onde permanecerá detido até a audiência de custódia.

A população pode denunciar casos de maus-tratos através da central de atendimento 1746, ou através do site: www.1746.rio.

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais – SMPDA da Prefeitura do Rio de Janeiro foi criada através do Decreto nº 48.340, em 01 de janeiro de 2021; É o órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável por abrigar planejar e promover a política municipal de proteção animal, em coordenação com os demais órgãos do Município, realizando ações como controle populacional, atendimento clínico, educação e conscientização na defesa dos animais, proteção e abrigamento, além do combate ao trafico e maus tratos.

• Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal
    Rua Afonso Cavalcanti, 455, anexo 8ºandar – sala 845
    Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20211-110

Telefones
    (21) 2088 0997

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio