PREFEITURA DO RIO RESGATA CADELA QUE SOFREU MAUS-TRATOS NA PRAIA DA BARRA

• PREFEITURA DO RIO RESGATA CADELA QUE SOFREU MAUS-TRATOS NA PRAIA DA BARRA
Publicado em 17/11/2023 - 17:42  |  Atualizado em 17/11/2023 - 17:43

Nesta quinta (16), agentes da Secretaria de Proteção e Defesa dos animais acionaram policias da 16 DP (Barra da Tijuca) para resgatar a cadela Luma que residia na Rua Omã.

Ainda na semana passada, na sexta-feira (10), após denúncias de vizinhos, policiais do CPAM, o Comando de Polícia Ambiental da Polícia Militar, foram até a casa do homem, morador da Barra e identificado como José Edmundo Quintas, de 60 anos.

No local, a polícia encontrou uma ave silvestre, sem autorização para ser mantida em cativeiro, e uma arma de fogo sem registro.

José foi autuado por crime ambiental e por posse ilegal de arma. Ele foi levado preso, em flagrante, para 16 DP (Barra da Tijuca), mas pagou fiança e foi liberado no mesmo dia para responder em liberdade.

Nesta semana, na terça-feira (14), policiais do CPAM retornaram ao apartamento do homem, após novos vídeos circularem nas redes sociais dele maltratando, dessa vez, dois papagaios, os deixando presos em uma gaiola no sol, mesmo com o calor que fez no dia. A maior temperatura registrada foi de 39,1°C na estação da Vila Militar, segundo o Inmet.

Um outro vídeo mostra ele jogando os papagaios na laje, para se livrar das aves, mas os bichinhos não conseguiam voar, e ficaram novamente expostos ao sol.

Os policias resgataram os papagaios, mas José não estava em casa para responder pelo crime. Apesar do resgate, duas aves acabaram morrendo.

As equipes receberam no local novas denúncias de vizinhos de que o homem também possuía uma cadela e que ela não estava sendo bem-tratada.

A polícia pediu, então, um mandado de busca e apreensão, que foi cumprido nesta quinta (16).

Nossa equipe está trabalhando muito para que casos como o da Luma não aconteçam, a equipe do 1746 já recebeu mais de 400 chamados de maus-tratos, neste mês, e estamos averiguando todos. Nosso objetivo é cuidar dos animais, e quem não cuidar será responsabilizado por isso. – disse o secretário Flávio Ganem.

A equipe da Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais, encontraram a cadela Luma, da raça american bully presa em um quarto, sem comida, sem ventilador, sem histórico de vacinas e infestada de carrapatos .

A cadela foi levada para o Abrigo Municipal Fazenda Modelo, onde receberá cuidados médicos veterinários e será colocada para lar temporário com chance adoção.

Apesar de estar solto, José Edmundo Quintas será investigado pelo crime de maus-tratos contra animais e ainda responde em liberdade pelos outros dois crimes: ambiental e de posse ilegal de arma.

Como denunciar?

Todas as solicitações de denuncia ou maus-tratos devem ser feitas pela central de atendimento 1746, ou pelo site: www.1746.rio.