Prefeitura resgata mais de 60 animais na Barra da Tijuca

• Prefeitura resgata mais de 60 animais na Barra da Tijuca
Publicado em 11/11/2022 - 15:48  |  Atualizado

Nesta segunda-feira (07), a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) realizou uma operação de vistoria num local que abrigava mais de 60 animais, em um condomínio na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

A fiscalização constatou maus-tratos, através da falta de higiene no local, irregularidades na alimentação e no estado físico dos mais de 60 animais, que foram apreendidos pela SMPDA. A equipe apreendeu 21 galinhas, 15 jabutis, 14 galos, cinco coelhos, quatro gansos, três patos e uma cabra.

Ação aconteceu em razão de denúncias originadas do 1746 e a pedido expresso da Comissão de Direito e Proteção dos Animais OAB Barra. A diligência contou com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no traslado dos animais ao abrigo público Fazenda Modelo da SMPDA para realização de exames e os devidos cuidados sob a responsabilidade da equipe veterinária da SMPDA.

– Temos procurado intensificar as ações da nossa fiscalização, mesmo com o aumento da demanda de vistorias que nosso órgão tem recebido. Mas insistimos para que a população não deixe de denunciar as situações irregulares pelo 1746, parabenizo toda a equipe pela ação e contamos com a compreensão de todos para que o manejo com os animais tenha um trato mais adequado até porque nossas ações de fiscalização nem sempre são no sentido de punir, mas sobretudo de orientar, destaca o secretário Vinícius Cordeiro.