• Verão animal 2023: Prefeitura promove a campanha ‘Minha Pata não tem Sola’ na Praia de Ipanema neste sábado
Publicado em 26/01/2023 - 16:03  |  Atualizado

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), promove neste sábado (28/1) a campanha ‘Minha Pata não tem Sola’, uma ação educativa com distribuição de 10 mil panfletos informativos para tutores de cães sobre o cuidado com as patas dos animais durante o verão. O lançamento acontece na Praia de Ipanema, altura da Avenida Vieira Souto, 110 (Em frente ao largo do Boteco Boa Praça), das 9h às 10h30. O evento conta com o apoio da Subprefeitura da Zona Sul e da Associação dos Moradores e Amigos de Ipanema (AMAI) / Viva Ipanema.

Um simples passeio na calçada ou na areia da praia pode causar sérias queimaduras. No verão carioca, a SMPDA alerta para os cuidados necessários aos animais de estimação, pois o solo quente pode ocasionar a queimadura nos coxins, a almofada das patas caninas. Segundo o corpo veterinário da SMPDA, a lesão nessa parte sensível é de difícil tratamento.

“Esse evento é fundamental na luta pela ampliação dos direitos dos animais, e é um evento que deve ser reprisado neste e em todos os verões”, destaca o secretário Vinicius Cordeiro.

Os cidadãos poderão participar como voluntários na distribuição de panfletos educativos para os transeuntes e também, para os banhistas. Basta chegar no local a partir das 9h e procurar a equipe da SMPDA, que estará com colete azul.

Como prevenir

Para prevenir ferimentos e queimaduras nos coxins da pata do cachorro, o dono deve passear com ele apenas em horários de sol baixo, normalmente antes das 8h ou depois das 20h. Se puder, o dono do animal deve andar descalço ou colocar a mão no chão para verificar a temperatura. Às vezes, mesmo depois do sol ter ido embora, o chão continua quente.

É importante lembrar que o gramado ou chão com sombra é sempre mais fresco que o asfalto que recebe a luz direta. Umedecer a patinha do cachorro durante o passeio também é uma alternativa. A SMPDA orienta que o dono leve uma garrafa de água reserva para isso.

Caso o animal apresente queimadura ou descolamento de pele nos coxins, pata descascando ou machucada, é preciso realizar o tratamento urgente, levando-o o mais rapidamente possível a um veterinário.

Serviço:

Dia: 28/1 Sábado

Horário: Das 09h às 10h30

Local: Altura da Avenida Vieira Souto, 110, Ipanema (Em frente ao largo do Boteco Boa Praça)